sábado, 24 de janeiro de 2015

Marca Açores - os vencedores


McCann Erickson + Hornydog

Estimados seguidores, foram finalmente divulgados os vencedores do concurso de criação da nova marca Açores. Quem o afirma é uma revista especializada em marketing e publicidade (ver aqui). The Advertiser apostou noutro vencedor (ver aqui) mas contra as expectativas o vencedor (ou vencedores) acabaram por ser outros. Há fortes indícios de que a bomba lançada por The Advertiser no passado dia 21 de Fevereiro de 2014 (post com recorde de visualizações) provocou grande desconforto no seio dos organizadores do concurso. A longa duração deste processo (quase um ano) vai ao encontro desta teoria. Politiquices poderão ter alterado o rumo das coisas. A cláusula 6 eliminava as empresas regionais no entanto pelos vistos eram permitidos consórcios. Apesar de ser uma meia ajuda para as empresas de criação regionais, isto faz da missão da SDEA um paradoxo. Mas a verdade é que a vitória (pelo menos 50% dela) é açoriana, facto que deve deixar a comunidade criativa açoriana orgulhosa. No entanto, The Advertiser fica confuso quando lê no artigo da M&P que "O trabalho está a ser executado pela McCann Erickson e pela agência açoriana Hornydog que venceram, em consórcio, o concurso público promovido pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores." Fica a dúvida sobre quem fez o quê e qual o papel de cada uma. Os próximos dias devem trazer esclarecimentos. Ou então não. Divulgados os vencedores, fica a faltar mostrar a marca ao mundo. Será diferenciadora? Os açorianos sentir-se-ão identificados com ela? A nova estratégia irá trazer retorno? The Advertiser espera que sim!

Curiosidade: Já se sabe desde o final do ano passado que a agência McCann vai desenvolver também a nova marca Madeira (ver aqui). Os tipos devem perceber mesmo disso.

Sem comentários: